terça-feira, 21 de outubro de 2008

Palestras Externas

II Seminário Seguridade Social: "Justiça Social e Cidadania"

Início:23/10/2008 - 10:00

Término:24/10/2008 - 18:00

No terceiro ano de existência, o Serviço Social/Sapje propõe uma reflexão sobre os 20 anos de promulgação da Constituição Federal. Este seminário traz profissionais, magistrados e acadêmicos para discutirem a trajetória da Constituição Cidadã e os desafios à estruturação de um Estado Democrático de Direito.
O evento marca a consolidação de uma parceria com o Núcleo de Pesquisa Histórica em Proteção Social da Universidade Federal Fluminense (NPHPS).
Local: Auditório da Justiça Federal, Avenida Rio Branco, 243, Anexo 2, 14º andar, Centro, Rj.
Inscrição, Programação completa e Demais Informações pelo site http://www.jfrj.jus.br/jefs/atendimento_jef/segundo_seminario/segundo_se...

"Cenários e perspectivas contemporâneas para o Serviço Social na Previdência”

O Cress/RJ e o Serviço Social das gerências executivas do INSS promoverão no dia 11 de novembro o evento "Cenários e perspectivas contemporâneas para o Serviço Social na Previdência”. Estão confirmadas as palestras de Ana Maria Cartaxo (Universidade Federal de Santa Catarina), Ermelinda Christiane Anunciação de Paula (chefe da Divisão de Serviço Social do INSS-DF) e Marinete Moreira (conselheira do CFESS e assistente social do INSS-RJ). O local será informado no momento da inscrição, que ocorrerá no Cress de 20 de outubro a 5 de novembro. Há 250 vagas (20% para estudantes) e uma taxa de inscrição de R$ 10,00.

Após longa organização da categoria e 30 anos sem concursos públicos para o Serviço Social do INSS, o mesmo foi recentemente confirmado para ser realizado ainda em 2008, com início das convocações no primeiro semestre de 2009. Inicialmente serão 900 vagas para assistentes sociais em todo o Brasil. A categoria continua mobilizada para ampliar este número, visando a qualidade do atendimento oferecido à população.

Programação:

8h30 a 9h30 - Mesa de Abertura

9h30 a 12h - Conferência: Seguridade Social e Previdência: Os Impactos sobre o Serviço Social do INSS -

12h a 12h30 - Debates

14h a 16h - Conferência: O Projeto Profissional do Serviço Social no INSS

“Visibilidade das Políticas Sociais e do serviço Social"

O encontro contará com a presença do professor da Escola de Serviço Social da UFRJ, José Paulo Netto e da jornalista e professora do Departamento de Comunicação da UFF, Sylvia Moretzsohn, que debaterão o tema "Visibilidade das Políticas Sociais e do serviço Social". O evento, gratuito, acontecerá no dia 31 de outubro (sexta-feira), das 15h às 20h, no Auditório Gilberto Stoliar do Sind-Justiça localizado na Travessa do Paço, 23, 13 andar, Castelo.
Inscrições pelo e-mails: secretaria1@cressrj.org.br ou assessoriapolitica@cressrj.org.br, onde deverão constar nome completo, local de trabalho ou estudo, telefone e e-mail.


Palestras Escravidão, Trabalho e Pós-Abolição no Brasil

Datas: 29 e 30 de outubro
Horário: às 18h30min
Local: Auditório – Campus Tijuca (Rua Ibituruna, 108)
Entrada Franca
Programação:
Dia: 29/10 | 18h30min
Palestra “Escravizados e livres na formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro”.
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Badaró Mattos
Dia: 30/10 | 18h30min
Palestra “Narrativas e memórias: o pós-emancipação no Brasil”
Palestrante: Prof. Dr. Flávio dos Santos Gomes
Coordenador do Curso de História: Prof. Paulo Sergio M. Alves


Nenhum comentário: